Saiba mais sobre o Sangue
O Sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. O sangue é formado por parte líquida(plasma), constituída por água, sais,vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Onde ele é produzido? O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e externo. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.
As plaquetas são fragmentos de células que participam do processo de coagulação. Elas têm vida curta e circulam na proporção de 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue. Sua função mais importante é a de auxiliar na interrupção dos sangramentos.
Os Leucócitos são glóbulos brancos. Seu número varia de 5 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue e sua vida é curta. Possuem formas e funções diversas, sempre ligadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como por exemplo, as bactérias.
As Hemácias são glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem vida média de 120 dias no organismo, onde existem em torno de 4.500.000 delas por milímetro cúbico de sangue. A sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o gás carbônico das células, transportando-o para os pulmões.
O Plasma é um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue. Ele é constituído por 90% de água, onde se encontram dissolvidas proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais. Através do plasma circulam, por exemplo, elementos nutritivos necessários à vida das células.
Sistema ABO - Tipos sanguíneos
Vários sistemas de grupos sanguíneos são encontrados no sangue. Os mais importantes para a transfusão de sangue são os sistemas ABO e Rh.Um indivíduo pode ter sangue de um dos quatro grupos sanguíneos O, A, B ou AB que funciona da seguinte forma:
Doador
B
A
AB
O
Receptor
B-AB
A-AB
AB
AB-B-A-O
Estes grupos sanguíneos poderão ser de fator Rh positivo ou negativo. Numa amostragem de doadores da Fundação HEMOMINAS encontramos o seguinte:
Grupo Sanguíneo
O
A
B
AB
TOTAL
Positivo
42,0%
32,2%
11,1%
3,5%
88,8%
Negativa
5,3%
4,1%
1,4%
0,4%
11,2%
O sangue colhido é sempre separado em vários componentes e cada paciente receberá aquela parte que seu organismo precisa.
O sangue doado passa por um processo chamado fracionamento , no qual são obtidos os componentes sanguíneos, que são transfundidos a vários pacientes.
Você sabia que é possível doar somente uma parte do sangue?
Através de um processo especial denominado Aférese, você poderá doar somente uma parte do seu sangue. Em algumas unidades da Fundação HEMOMINAS -Hemocentros de Belo Horizonte, Uberaba e Juiz de Fora - existe um tipo de coleta denominada Plaquetaférese onde o doador doa somente plaquetas. É um método simples e muito seguro, que permite retirar até 08 unidades de plaquetas de uma única doação. Isso significa grande benefício aos pacientes. A Plaquetafe demora em média 1 hora e 40 minutos. O tempo é maior que a doação normal de sangue, porque neste procedimento as plaquetas são separadas automaticamente dos outros componentes do sangue. Esse tipo de doação beneficia os pacientes que estão com algum tipo de problema no processo de coagulação sangüínea, especialmente pacientes com leucemia ou que estão sendo submetidos a quimioterapia. As condições para realizar a doação de plaquetas são as mesmas que para realizar a doação de sangue total, citadas acima, porém um mesmo doador pode realizar esse tipo de doação várias vezes ao ano obedecendo a um intervalo mínimo de 30 dias entre doações de plaquetas. Todo o material utilizado é descartável não havendo possibilidade de contaminação.
INFORMAÇÃO DE:
LIGA DOS AMIGOS DOS BOMBEIROS DE TOMAR
Sem comentários:
Enviar um comentário