Dia 14 de Novembro na Associação Cultural e Desportiva da Portela a partir da 09.30 até ás 13.00.
Com um pequeno gesto – dar uma amostra de sangue – é possível salvar vidas. Para o doador, diz-se que é apenas um “incómodo passageiro” mas para o doente um teste simples pode significar a diferença entre a vida e a morte.
A doação de medula óssea é vista por muitos como um “gesto de solidariedade e de amor ao próximo” mas para outros ainda é um “bicho-de-sete-cabeças” e a falta de conhecimento sobre o tema faz com que, infelizmente, o número de dadores de medula óssea ainda seja insuficiente para responder às necessidades de transplantes.
O QUE É A MEDULA ÓSSEA? É um tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos, como por exemplo os da bacia. É nesse tecido que existem células com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico. Estas células renovam-se frequentemente, mantendo um número relativamente constante. Apesar de se falar de transplantação de medula óssea, o que se faz é uma reinfusão ou transfusão no doente de células progenitoras retiradas da medula do dador. Estas células saudáveis vão substituir as células doentes e são responsáveis pela formação de novas células saudáveis
id="BLOGGER_PHOTO_ID_5401777601229171074" />
Sem comentários:
Enviar um comentário